top of page

“Certificado Digital” — O que é? Importância? Para que serve? Como obter o seu a partir de R$ 49,90

Atualizado: 12 de set. de 2023

O certificado digital é um recurso eletrônico usado para assinar documentos de forma online, mas com validação legal.

Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível realizar transações comerciais com pessoas do mundo inteiro.

No entanto, você não precisa viajar para outro país ou outra cidade para assinar os documentos e tornar a negociação validada e legal.

Existem dois tipos de certificado digital, o A1e A3, ambos são válidos com a mesma função, ou seja, podem assinar digitalmente um documento.

Prossiga com a leitura desse artigo para saber mais.

Certificado Digital: qual a sua importância

O certificado digital é uma exigência para a maioria das empresas que precisam manter uma comunicação ativa com determinados órgãos governamentais.

Ou seja, é uma forma segura e prática de resolver questões nas prefeituras, secretarias de estado e da esfera federal, sem a necessidade do empresário do comércio se deslocar.

Outra opção muito comum para o uso do certificado digital é o e-CPF, que possibilita aos empresários assinar documentos que estejam em seu próprio nome.

Para que serve o certificado digital

• E-CNPJ: para uso da empresa, possibilita o acesso ao e-social, emissão de nota fiscal eletrônica, e-CAC, cumprir com os compromissos pessoais, autenticação de site e negociações eletrônicas.

• E-CPF: utilizado por profissionais liberais. Cada profissão possui um certificado específico, mas todos desempenham a mesma função de assinatura eletrônica.

• E-saúde: ideal para os profissionais de saúde: podem usar esse formato de assinatura para atestados e prescrições médicas. A certificação digital é liberada para diversas profissões no segmento de saúde.

• E-Jurídico: é o certificado desenvolvido especialmente para os advogados, por meio dele, o advogado pode assinar diversos documentos de sua competência e inclusive se comunicar com a Receita Federal para envio de declaração de imposto de renda.

• E-Contador: permite que o profissional se comunique com os órgãos governamentais de forma segura, garantindo o envio de informações tributárias, trabalhistas, fiscais, entre outras relativas ao desempenho de sua função.

• NF-e: esse certificado digital é usado especificamente para emissão de nota fiscal eletrônica e somente a pessoa autorizada pode utilizá-lo.

Quais são os tipos de certificados digitais e como eles funcionam?

Os principais tipos são o A1 e o A3. As principais diferenças entre esses dois tipos de certificado são a geração e o armazenamento das chaves criptográficas.

Vamos ver a seguir como cada um deles funciona.

A1

Para ter acesso a esse tipo de certificado digital é preciso disponibilizar um computador para que ele possa ser instalado ou armazenado.

Umas das grandes vantagens desse tipo é que ele pode ser instalado em vários equipamentos, ainda assim ele funcionará normalmente de forma simultânea.

O Certificado Digital é seguro e pode ser exportado pelos sistemas de emissão de nota fiscal. Esse tipo de certificado tem o par de chaves, pública/privada, gerada em seu computador no momento da emissão do certificado.

Os dados do certificado podem ser salvos por meio de backup, evitando a perda de informações, caso uma das máquinas onde ele esteja instalado apresente algum problema e precise ser formatado.

Sua instalação é simples e rápida e não precisa de leitor específico. Ele pode ter validade de 1, 2 ou 3 anos.

A3

Esse é um tipo de certificado digital portátil. Você pode tê-lo em forma de um pen drive, smartcard ou armazenamento em nuvem. Nessa última opção os dados são guardados em software remoto, no servidor em nuvem. Dessa forma, o usuário pode acessar o certificado quando quiser e onde ele estiver, 24h por dia e 07 dias por semana.

Sua validade pode variar de 1 a 3 anos. É intransferível, ou seja, somente quem possui a senha pode utilizá-lo.

Essa condição o torna bastante seguro, pois seus dados não podem ser extraídos, nem mesmo copiados.

Como obter o seu a partir de 49,90?

Certamente que ao ler até aqui, você percebeu o quanto o certificado digital traz agilidade, praticidade e segurança para suas transações.

No entanto, os custos desse recurso podem ser elevados, o que o torna inviável para alguns empreendedores.

Mas essa realidade é diferente para os filiados ao Sindcomércio-VA. Conseguimos condições especiais para tornar as transações comerciais muito mais práticas, cômodas e rápidas, sem comprometer a segurança.

Sendo assim, se você ainda não é filiado ao Sindcomércio do Vale do Aço, não perca mais tempo, venha ser nosso parceiro e tenha seu certificado digital por baixo custo.

Conclusão

Ter um certificado digital é uma forma segura de assinar documentos, seja no ambiente empresarial ou pessoal.

Visando facilitar o acesso a esse recurso tão importante para as transações comerciais e até mesmo para a realização de tarefas variadas, o Sindcomércio-VA oferece aos seus filiados a oportunidade de ter acesso a esse recurso pelo menor valor de mercado.

Somos uma entidade séria, comprometida com a consolidação, crescimento e melhorias para os negócios de todos os nossos parceiros.

Venha fazer parte desse time e usufrua de diversos benefícios e vantagens que o só Sindcomércio do Vale do Aço pode oferecer.